Cartão de Crédito Cofidis

Um cartão de pessoas para pessoas com vantagens que se adaptam a si.

Condições e Vantagens

Um Cartão de Crédito com vantagens a pensar em si e…

Flexibilidade
O Cartão de Crédito Cofidis permite-lhe pagar até 45 dias sem juros, fracionar o pagamento das suas compras, e definir a data e modalidade de pagamento.
Sem comissões
O Cartão de Crédito Cofidis não tem custo de abertura ou renovação, e não lhe cobra comissão nos postos de abastecimento. Utilize a app MB Way sem comissões nas operações de transferência.
Prático
O Cartão de Crédito Cofidis permite-lhe efetuar inúmeras operações. Poderá fazer a gestão do seu cartão através do Cofinet, realizar pagamentos em Portugal e em todo o mundo, realizar pagamentos Contactless sem PIN e associar à app MB Way.
Seguro
Realize pagamentos online de forma segura com o serviço 3D Secure, receba alertas de utilização por SMS e viva protegido com os seguros Uso Fraudulento, Best Price, Proteção de Compras e Plano de Saúde.
Serviço “Mais Por 1€”

Por apenas mais 1 euro por mês beneficia de…

Mais
Cash-back
  • Devolução de 2% do valor de todas as suas compras
  • Devolução de 1% do valor de pagamento de serviços (operações MBSpot / Multibanco)
Mais
Benefícios
  • Alargamento do Seguro de Saúde ao agregado familiar
  • Inclusão de cobertura de medicina dentária
Mais
Isenções
  • Isenção de comissão de Levantamentos (Cash Advance)
  • Isenção de comissão de transferência para a conta
  • Isenção de comissão de pagamentos para o estrangeiro
Prémio Melhor Cartão Cashback 2019 - Compara Já

Categoria de Cartão de Crédito com Cashback – este prémio é da exclusiva responsabilidade do ComparaJá.pt.

Seguros Cartão de Crédito

Descubra os benefícios dos seguros do Cartão de Crédito Cofidis

Uso Fraudulento
Proteção em caso de furto, roubo, perda, extravio, clonagem, contrafação ou utilização indevida.
Best Price
Receba a diferença se, em 15 dias após a compra, encontrar o mesmo produto mais barato.
Plano de Saúde
Acesso a atendimento permanente, central de marcação de consultas e aconselhamento médico.
Proteção de Compras
Protega as suas compras durante 10 dias em caso de roubo, furto ou danos acidentais.
3D Secure

Em 2020, entrou em funcionamento o 3D Secure, um sistema mais seguro para realizar as suas compras online.

  • Porquê o sistema 3D secure?

    Este sistema de autenticação, gratuito, tem como objetivo proteger os clientes e os seus dados contra tentativas de fraude, quando fazem pagamentos online.

  • O que mudou?

    Com este sistema tudo é mais fácil e seguro para si. O 3D Secure é automático, não precisa de aderir. A validação das compras é feita através de autenticação forte (em 2 fatores), mais segura contra tentativas de fraude e passa a validar a compra com uma notificação que lhe é enviada através da App MBWAY.

  • Quando é que o novo 3D Secure ficou disponível?

    Até ao final de 2020, todos os bancos e comerciantes europeus tiveram de implementar o 3D Secure.

  • Preciso de fazer alguma coisa para ter o 3D Secure?

    Ativámos, de forma automática, o 3D Secure de todos os cartões dos Clientes que têm o número de telemóvel certificado junto da Cofidis.

    Se ainda não tem os contactos certificados terá de:

    - Ter os seus contactos atualizados junto da Cofidis. Pode atualizar o seu número de telemóvel através do Cofinet

    - Descarregar a App MBWAY

Perguntas Frequentes

Ainda tem alguma dúvida?
Nós ajudamos.

O Cartão de Crédito Cofidis é um meio de pagamento que lhe permite adquirir bens, pagar serviços e realizar outras operações como adiantamento de numerário a crédito (Cash Advance), dentro da Rede Multibanco e/ou Mastercard, e transferências para a conta (Cash Advance) até ao limite de crédito autorizado.

Com o Cartão de Crédito Cofidis, o titular pode reutilizar o crédito, à medida que vá amortizando capital, até ao saldo disponível do limite de crédito autorizado.

Pode ativar o seu cartão em qualquer caixa multibanco, bastando para isso realizar qualquer operação validada com PIN (ex. alteração do PIN ou levantamento).

Se o seu cartão não funcionar deverá telefonar para o nosso Serviço de Clientes através do telefone 21 761 18 90 de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h.

Pode consultar os saldos e o detalhe dos movimentos no extrato do seu cartão, disponível no serviço Cofinet, em qualquer caixa multibanco ou pode contactar o nosso Serviço de Clientes através do número de telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h.

Para ter acesso ao Cofinet tem apenas que se registar no site Cofinet. A adesão é imediata e depende da aceitação das Condições Gerais deste serviço.

Pode pedir para receber uma cópia do seu contrato ligando para o nosso Serviço de Clientes através do número de telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h ou por email cofidis@cofidis.pt.

Pode alterar os seus dados pessoais ou bancários no Cofinet, ou contactando o Serviço de Clientes através do número de telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h ou por email cofidis@cofidis.pt.

Em caso de perda, extravio ou roubo do cartão deve telefonar para o Serviço de Bloqueio de Cartões, para evitar a sua utilização fraudulenta, através de um destes telefones: 808 201 251 e +351 21 791 87 80 (se telefonar a partir do estrangeiro).

O reembolso do crédito é efectuado em pagamentos mensais, cujo valor dependerá da modalidade de pagamento que escolher. As modalidades disponíveis para reembolso do crédito são:

Modalidade de pagamento mensal variável: percentagem igual ou superior a 4% calculada sobre o capital em dívida na data de “fecho de extrato”, a que acrescem todos os encargos, juros, impostos e comissões do mesmo período. Independentemente da percentagem aplicável, o capital a pagar não poderá ser inferior a 10,00€ (exceto se o capital em dívida for inferior, caso em que será pago na totalidade). Esta modalidade inclui o pagamento mensal variável a 100%, que corresponde ao pagamento da totalidade do capital em dívida e respetivos encargos, no período do extrato.

Modalidade de pagamento mensal fixo: montante que pode optar, correspondente a uma percentagem calculada sobre o limite de crédito autorizado, em cada momento, com um mínimo de 5%. O montante a pagar inclui o pagamento parcial do capital em dívida e de todos os encargos do mês, incluindo as comissões aplicáveis constantes do Preçário.

Caso o montante correspondente a esta modalidade seja inferior ao resultante do “Pagamento mensal variável mínimo” será este o montante a pagar por si.

O Pagamento mensal variável mínimo corresponde à modalidade de pagamento variável com a percentagem de 2% calculada sobre o capital em dívida na data de “fecho de extrato”, acrescido de todos os encargos, juros, impostos e comissões do mesmo período. Este pagamento mensal variável mínimo só será utilizado caso o montante a pagar acordado não seja pago na data limite de pagamento (e enquanto se mantiver o incumprimento), ou caso o valor resultante da modalidade de pagamento mensal fixo seja inferior a este valor.

A Cofidis pode ainda disponibilizar modalidade de pagamento especial ou fracionado, para utilização do cartão para pagamento de bens ou serviços em lojas aderentes, sendo as suas condições comunicadas aquando da sua disponibilização e constando do extrato enviado. O montante a pagar resultante desta modalidade acresce, em qualquer caso, ao montante a pagar calculado de acordo com a opção escolhida que se mantém aplicável ao restante capital em dívida.

O limite de crédito é o montante autorizado pela Cofidis e que é colocado à disposição do Cliente para utilização em operações efetuadas através do cartão.

Sim, tem apenas de telefonar para o nosso Serviço de Clientes através do número 21 761 18 90 de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h ou aceder ao Cofinet e solicitar o aumento do limite de crédito. Este pedido de aumento do limite de crédito depende sempre da aceitação da Cofidis.

O limite de crédito é o montante autorizado pela Cofidis e que é colocado à disposição do Cliente para utilização em operações efetuadas através do cartão.

O saldo utilizado corresponde ao valor que utilizou do seu limite de crédito, acrescido de prémio de seguro (se aplicável), impostos e despesas ou encargos vencidos, comissões (se existirem) e juros. O saldo disponível é o montante que ainda tem para utilizar do seu limite de crédito autorizado.

Sim, em qualquer momento pode mudar a forma de pagamento atribuída ao seu cartão no Cofinet ou através do telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h.

Pode solicitar uma transferência para a sua conta bancária telefonando para o nosso Serviço de Clientes através do número de telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h ou através do Cofinet. Esta operação tem uma comissão de 2% (a que acresce Imposto do Selo). Sem comissão no Cofinet e para os clientes que subscreveram o serviço "Mais por 1€".

Pode efetuar operações de adiantamento de numerário a crédito (cash advance) em todos os caixas automáticos aderentes às redes Multibanco e Mastercard. A esta operação corresponde a comissão de adiantamento de numerário a crédito que tem um custo de 3€ mais 3,5% sobre o respetivo montante (a que acresce Imposto do Selo). Sem comissão de adiantamento de numerário a crédito (cash advance) para os clientes que subscreveram o serviço "Mais por 1€".

Pode utilizar o Cartão na aquisição de bens e serviços em comerciantes com Terminais de Pagamento Automático (TPA/POS) das redes Mastercard e Multibanco; pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamento de telemóveis em Caixas Automáticos (CA/ATM) da rede Multibanco; em adiantamentos de numerário a crédito (cash advance) em CA / ATM das redes Mastercard e Multibanco ou em estabelecimentos bancários aderentes à rede Mastercard; em estabelecimentos comerciais que colaboram com a Cofidis e que podem admitir pagamentos com campanhas específicas, nomeadamente através da modalidade de pagamento especial ou fracionado, previamente acordada com a Cofidis; por solicitação de transferência de montante a crédito para a conta à ordem diretamente à Cofidis; em operações de baixo valor; em operações «contactless», onde apenas necessita de aproximar o seu cartão a um leitor específico, sem necessidade de introdução do PIN; e no Cofinet (homebanking da Cofidis), pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamento de telemóveis.

O PIN é o código numérico secreto associado ao seu cartão de crédito e que é utilizado para fins de identificação em transações que realizar com o cartão. O PIN será enviado para a sua morada depois do envio do cartão. Se não o receber, pode solicitá-lo através do telefone 21 761 18 90 de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h. As operações com utilização da tecnologia contactless inferiores a 50€ não necessitam de PIN.

Sim, pode alterar o PIN do seu cartão em qualquer Caixa automático Multibanco em Portugal.

Pode efetuar adiantamentos de numerário a crédito (cash advance), mudar o PIN, carregar o telemóvel, fazer pagamento de serviços e ao Estado, consultar o montante disponível e os movimentos, associar o cartão à Via Verde, etc.

Sim, desde que as compras sejam efetuadas online (preferencialmente com utilização do serviço 3D Secure) ou através de operações presenciais, desde que o sistema associado ao pagamento em questão permita a introdução de PIN.

Pode associar o seu Cartão Cofidis à Via Verde, num Caixa Automático (CA/ATM) da rede Multibanco, procedendo da seguinte forma:

  • Inserir o Cartão Cofidis;
  • Selecionar sequencialmente as opções Pagamentos e Outros Serviços/ Transportes/ Via Verde/ Substituição de Cartão;
  • Digitar a referência de pagamento (11 dígitos) que pode obter junto da Via Verde;
  • Confirmar pressionando tecla verde;
  • Guardar o talão comprovativo da substituição de cartão.

A tecnologia Contactless funciona sem contacto entre o cartão e o terminal de pagamento. Procure o símbolo do contactless para utilizar esta tecnologia no pagamento das suas compras. Aguarde que o comerciante lhe digite o valor de compra e peça para realizar o pagamento. Só tem que aproximar o cartão do terminal. Em caso de sucesso, o terminal emitirá um sinal sonoro e visual. Ser-lhe-á solicitada a introdução de PIN sempre que a compra for de valor superior a 50€.

Pode ativar os alertas por SMS no Cofinet.

Não, os alertas por SMS são um serviço gratuito.

A Cofidis não cobra comissão de disponibilização de um cartão de crédito (anuidade).

Dependendo da utilização que fizer do cartão e da modalidade de pagamento escolhida, este pode ter ou não despesas. O cartão não tem comissão se for utilizado para o pagamento em estabelecimentos comerciais, dentro do EEE (Espaço Económico Europeu). Consulte o preçário do seu cartão.

Se fizer adiantamentos de numerário a crédito (cash advance) em caixas automáticos, ou compras fora do EEE, serão cobradas as respetivas comissões (comissão de adiantamento de numerário a crédito (cash advance) e comissão sobre compras efetuadas fora do EEE). Pode ficar isento destas comissões se aderir ao serviço "Mais por 1€".

O Cartão de Crédito Cofidis oferece 1% de cash-back em todas as compras. Com a adesão ao serviço "Mais por 1€" pode duplicar o cash-back das compras para 2% e conseguir também 1% em pagamento de serviços.

As coberturas dos seguros associados ao cartão são: "Uso Fraudulento", "Best Price", "Proteção de Compras" e "Plano de Saúde", para o titular do cartão. Com a adesão ao "Mais por 1€", poderá alargar a cobertura de "Plano de Saúde" a todos os membros do agregado familiar e ainda usufruir de cobertura dentária.

Caso ocorra um sinistro e o mesmo esteja ao abrigo das coberturas ‘Uso Fraudulento’, ‘Best Price’ ou ‘Proteção de Compras’, o Segurado deve comunicar o sinistro à Seguradora no prazo de 24 horas a contar do momento da ocorrência ou de quando dela tome conhecimento através do número de telefone 21 321 68 60.

No caso do Plano de Saúde, para acionamento das coberturas e acesso aos respetivos serviços, o Segurado deve contactar a Seguradora através do número de telefone 21 044 37 54, cujo atendimento é garantido 24 horas e todos os dias do ano.

Aceder a qualquer caixa automático Multibanco, selecionar “MB WAY” para aderir (aparece no 1.º ecrã), inserir o seu número de telemóvel e definir o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transações na app MB WAY.

Carregar a app MB Way e ativá-la, inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB Way definido durante o processo de adesão. Receberá de imediato um sms com o código de ativação a inserir na app e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado.

Se pretender utilizar o email como alternativa para efetuar pagamentos, deverá adicionar o seu endereço de correio eletrónico ao seu MB WAY através do menu “Dados MB WAY” da app.

Os dados de adesão e registo no MB WAY serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Adesão através da aplicação:

Primeiro deve ter o seu número de telemóvel atualizado na Cofidis:

1. Fazer download da app MB Way e selecionar a opção “Ainda não tem MB Way?”

2. Introduzir os dados do seu cartão

3. Definir o seu PIN MB Way com 6 dígitos

4. Indicar o seu número de telemóvel

A adesão é gratuita e a aplicação está disponível para Windows Phone, iOS e Android.

O MB Way é uma solução interbancária que permite fazer diferentes operações como:

  • Compras online e na app
  • Transferências imediatas
  • Levantamentos de dinheiro através de smartphone ou tablet

Sim, todas as compras efetuadas nos comerciantes aderentes estão sujeitas à atribuição de Cashback, tendo em conta as condições em vigor do seu Cartão de Crédito Cofidis.

Sim, o processamento das operações é imediato com afetação no saldo disponível.

Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar dinheiro pelo MB Way, são:

  • Limite máximo de 750€ por operação
  • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
  • Limite máximo de 50 transferências recebidas por mês

A funcionalidade complementar MB Net não está atualmente disponível.

O levantamento MB Way cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede Multibanco. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no Multibanco.

Para as operações de levantamento realizadas com recurso à App MB Way é aplicado o comissionamento em vigor para os levantamentos de Cash-Advance. Os clientes com serviço “Mais por 1€” estão isentos deste custo.

Como medida de precaução deve cancelar o MB Way no Multibanco (com qualquer cartão que tenha associado ao MB Way) ou cancele e emita uma 2ª via do seu Cartão de Crédito junto da Cofidis.

Caso tenha a app MB Way instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos

Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.

A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB Way.

O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB Way com toda a segurança.

Para aceder aos termos e condições gerais de utilização do serviço MB Way, consulte este documento.

Caso necessite de informações adicionais sobre o serviço MB Way poderá também consultar as perguntas frequentes no site do MB Way.

O 3D Secure é um sistema para ter uma maior segurança em compras online. O 3D Secure pretende minimizar o risco de fraude e comprovar que um pagamento está a ser feito pelo legítimo titular do cartão, utilizando 2 fatores de autenticação.

A adesão à autenticação forte, em dois fatores, com a entrada em vigor da PSD2 - Diretiva de Serviços de Pagamento, uma diretiva europeia, passa a ser obrigatória. A implementação do 3D Secure deve ocorrer até 31 de dezembro de 2020.

Sim, uma vez que é uma imposição da União Europeia. O 3D Secure é a solução mais adotada no mercado europeu.

Genericamente, 3D Secure e autenticação forte significam o mesmo. A autenticação forte já é aplicada em todas as operações, com exceção das compras online com cartão de débito ou de crédito. Para essas operações, a autenticação forte traduz-se na aplicação do sistema 3D Secure.

Numa compra devem-se aplicar sempre 2 fatores de categorias diferentes. A European Banking Authority (EBA) definiu as categorias de posse (algo que eu tenho), conhecimento (algo que eu sei) e inerência (algo que eu sou).

A European Banking Authority (EBA) definiu as categorias de posse (algo que eu tenho, como uma notificação recebida no telemóvel), conhecimento (algo que eu sei, como um PIN ou um código de acesso) e inerência (algo que eu sou, como os dados biométricos).

Os dados dos cartões, como o número ou o código CVV/CVC não são considerados fatores de autenticação forte.

Primeiro, deve certificar-se que está num site que implementou o sistema de autenticação 3D Secure.

Faça a sua compra, siga para o pagamento e insira os dados do cartão.

A Cofidis recebe a indicação da operação, através da SIBS, e será enviada uma notificação através da App MB WAY no seu telemóvel. Selecione a notificação, entre na app com os seus dados de acesso e aprove a operação.

Ao aderir ao Cartão de Crédito Cofidis, o serviço 3D Secure já se encontra ativo. Caso tenha algum problema ao fazer a sua primeira compra online, contacte o nosso Serviço de Clientes através do telefone 21 761 18 90, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábado das 9h às 14h.

Não. A adesão ao 3D Secure e a sua utilização não têm custos.

  • Identificar as lojas online onde o pagamento é realizado através métodos com maior segurança;
  • Dar segurança total nas compras realizadas em lojas online que tenham implementado o protocolo “Verified by Visa” e/ou “MasterCard SecureCode”;
  • Proteger a utilização do cartão de situações de fraude;
  • Oferecer garantias de segurança na utilização dos dados do cartão real, em ambientes online.

Sim, pode, mas deve seguir as seguintes recomendações:

  • Procure informações sobre o Comerciante;
  • Verifique se o endereço do site a que está a aceder inicia com https:// e que aparece um cadeado no final do endereço ou na barra inferior da janela;
  • Guarde os registos das operações que efetuar;
  • Consulte regularmente os movimentos da sua conta.

Consulte as boas práticas recomendadas pelo Banco de Portugal para compras online nos seguintes links:
Vai fazer uma compra online com cartão? Saiba como manter-se seguro
Vídeo - A autenticação forte do cliente nas compras online com cartão passa a ser obrigatória a partir de 31 de dezembro

Sim, sempre que o comerciante tenha a versão 2.1 do 3D Secure, as transações só são autenticadas com MB Way, pelo que se não instalar o MB Way (pode instalar sem associar nenhum cartão), não consegue autenticar-se e, por consequência, não consegue executar a transação.

Consulte toda a informação no separador MBWay onde encontra toda a informação relativa à aplicação