Proteja-se de fraudes

Esteja atento a esquemas de fraude ou roubo de dados (phishing), através de mensagens, emails ou redes sociais. Se se identificarem como seu familiar ou amigo próximo, valide duas vezes esta informação.



SMS fraudulentos com remetente não Cofidis, mas que referem uma fatura em dívida com uma entidade de pagamento associada à Cofidis (20858). Os SMS têm o seguinte texto: O valor da sua fatura não foi debitada. Regularize o montante em falta utilizando a referencia seguinte: Entidade: 20858 e referência 25xxxxx75.

Este SMS é falso, caso receba não proceda a qualquer pagamento.





RECOMENDAÇÕES COFIDIS

Boas práticas de segurança

Nunca
reutilize palavras-passe em contas diferentes.
Nunca
negligencie as atualizações de software e de segurança.
Nunca
abra anexos de correio eletrónico de remetentes desconhecidos.
Nunca
partilhe informações sensíveis através de ligações não encriptadas.
Nunca
confie em chamadas não solicitadas que peçam informações sobre a sua conta.
Nunca
confie em janelas pop-up que pedem dados pessoais.
3 medidas

Como se prevenir?

Se acredita ter sido vítima de uma situação fraudulenta como parte de uma burla, tome as seguintes medidas.

  • 01. Termine a comunicação com o burlão (seja por SMS, WhatsApp, chamada telefónica, e-mail ou contacto presencial).

  • 02. Contacte a instituição financeira envolvida. No caso de ter sido a Cofidis, contacte-nos o mais rapidamente possível através dos canais habituais.

  • 03. Comunique o incidente à Polícia Judiciária, que encaminhará a investigação para a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T).

  • Consulte ainda a lista publicada pelo Banco de Portugal de entidades que não estão habilitadas a desenvolver atividade financeira. Proteja-se de contactos mal intencionados.

3D SECURE

Sistema seguro para realizar as suas compras online

  • Porquê o sistema 3D secure?

    Este sistema de autenticação, gratuito, tem como objetivo proteger os clientes e os seus dados contra tentativas de fraude, quando fazem pagamentos online.

  • O que mudou?

    Com este sistema tudo é mais fácil e seguro para si. O 3D Secure é automático, não precisa de aderir. A validação das compras é feita através de autenticação forte (em 2 fatores), mais segura contra tentativas de fraude e passa a validar a compra com uma notificação que lhe é enviada através da App MBWAY.

  • Quando é que o novo 3D Secure ficou disponível?

    Até ao final de 2020, todos os bancos e comerciantes europeus tiveram de implementar o 3D Secure.

  • Preciso de fazer alguma coisa para ter o 3D Secure?

    Ativámos, de forma automática, o 3D Secure de todos os cartões dos Clientes que têm o número de telemóvel certificado junto da Cofidis.

    Se ainda não tem os contactos certificados terá de:

    - Ter os seus contactos atualizados junto da Cofidis. Pode atualizar o seu número de telemóvel através da Área de Cliente Cofidis;

    - Descarregar a App MBWAY.

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